Tristeza pode realmente causar dor no coração e até paralisá-lo por um momento

Síndrome do Coração Partido

Dor no coração por tristeza é real

Dor no coração por tristeza é real

Se ao viver um momento de grande tristeza, separação, decepção e luto você sentir dores físicas parecidas com as de um ataque cardíaco, pode estar sofrendo no momento de Cardiomiopatia de Takotsubo, também conhecida como a Síndrome do Coração Partido.

A condição médica é a prova de que o coração dói de verdade quando estamos tristes e que a sensação não é apenas uma criação romântica e idealizada pela literatura e pelo cinema. E mais: além de reais e palpáveis, as dores no coração causadas pelo sofrimento podem até desencadear problemas sérios de saúde.

+ Leia Também: Como o estresse pode afetar suas chances de engravidar

Os sintomas da Síndrome do Coração Partido são semelhantes aos de um infarto: dores fortes no peito, queda de pressão e, em casos mais intensos, até mesmo desmaios. Mas, ao contrário da doença cardíaca, nenhuma artéria se mostra obstruída nesta condição.


Publicidade


A síndrome seria provocada, segundo médicos, pela liberação de altas doses de adrenalina que, em resposta ao estresse, reduzem os batimentos cardíacos e, consequentemente, paralisam momentaneamente os músculos do coração.

A condição consiste em uma espécie de mecanismo de defesa do organismo para controlar o estresse e, apesar de merecer atenção, raramente resulta em riscos de morte.


Publicidade