Os exames que os homens devem fazer antes dos 40

Cuidar da saúde deve ser uma preocupação em qualquer idade, mas é a partir dos 40 que todo cuidados é pouco

No que diz respeito à saúde, é certo e sabido que mais vale prevenir do que remediar e é com o avançar da idade que essa preocupação passa a fazer ainda mais sentido.

Tal como as mulheres devem prestar atenção a sintomas associados a determinadas condições, como a menopausa e a osteoporose, também os homens devem cuidar da saúde e prestar atenção nos sinais que o corpo vai dando com o avançar dos anos, afinal, o corpo humano é uma máquina perfeita, mas não é por isso que fica vulnerável ao envelhecimento.

Falta de controle do diabetes pode causar infarto, AVC e outras doenças

De acordo com a revista norte-americana "Men’s Health", é antes dos 40 que os homens devem procurar fazer exames de colesterol, percebendo se os níveis estão dentro do considerado normal ou se, caso contrário, estão colocando a saúde cardiovascular em risco. E por falar em saúde do coração, também os exames de tensão arterial devem passar a fazer parte da rotina médica, assim como os testes que medem os níveis de açúcar no sangue e, por consequência, o risco de diabetes tipo 2.

Os exames de visão, especialmente se existirem dores de cabeça constantes, e os exames de pele, em particular os que despistam potenciais tipos de câncer cutâneos são outros cuidados a ter ao longo da vida, mas especialmente à medida que se vai envelhecendo, desta a publicação. Os homens devem ainda fazer exames de próstata.

5 problemas de saúde que se confundem com uma 'simples' dor nas costas